O Museu Irmã Celina Schardong de Gaurama, município situado no Norte do Rio Grande do Sul, foi criado através da Lei Municipal n° 1.417/1987. Está instalado na antiga Estação Ferroviária, edificada em 1910, ano da inauguração da Ferrovia São Paulo- Rio Grande. Construída pela empresa belga Auxiliare de Chemins de Fèr, ela centralizou a ocupação do espaço que formou a Vila Barro, depois Gaurama.
É tombada como Patrimônio Histórico Municipal através da Lei n° 2.164/1999. Foi a primeira construção em alvenaria do núcleo colonial em formação, e representa um marco histórico e cultural do município. Com o processo de desestatização em 1997, a ferrovia foi desativada.
Em 2013, em concorrência pública o Município de Gaurama foi contemplado com o Projeto Pró-Cultura FAC dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura, o que propiciou para o Museu Irmã Celina Schardong, a reforma geral das instalações elétricas e a restauração de estruturas como paredes e aberturas. Todas as ações mantiveram o caráter histórico-patrimonial da estação ferroviária.